A tensão entre China e Índia aumenta antes do G20
A China faz isso anualmente para corrigir mapas problemáticos que no entendimento chines, não refletem as suas reais fronteiras. A Índia repudiou o mapa chinês, e o ministro das Relações Exteriores da Índia, Jaishankar, criticou o hábito da China de reivindicar territórios que não são seus. O mapa foi publicado dias depois de uma reunião entre os líderes dos dois países, que concordaram em reduzir as tensões na fronteira contestada. (2)
Além da Índia, o novo mapa da china inclui territórios disputados com a Filipinas e a Malásia. As Filipinas rejeitaram o mapa chinês, que inclui áreas do Mar do Sul da China que foram dadas em favor de Manila por um tribunal internacional em 2016. A Malásia também rejeitou as “reivindicações unilaterais” da China sobre as características marítimas da Malásia, que são consistentes com a sua posição histórica. A China defendeu o seu mapa como um “exercício rotineiro de soberania legal” e pediu às partes relevantes que permanecessem objetivas e calmas. (3)
China e Índia são as duas nações mais populosas do mundo, com os dois maiores exércitos e armas nucleares. Ambos os países buscam relações diplomáticas e econômicas através do BRICS. No entanto, eles ainda enfrentam divergências sobre a questão e territorial no Himalaia.
Comentários
Postar um comentário